Sob o nome genérico de “traças”, estão três grupos de insetos reunidos em duas Ordens, as “traças dos livros” ou “traças prateadas”, Ordem Thysanura; e as “traças das roupas” e “traças de produtos armazenados”, ambas pertencentes à Ordem Lepidoptera (mariposas e borboletas).

Em áreas urbanas, as traças podem infestar roupas, papéis, estofados, livros, frutas secas, grãos ou outros alimentos armazenados e muitos outros produtos manufaturados. Em culturas agrícolas, atacam hortaliças e frutos frescos, e outros.

Habitat das Traças

As traças têm preferência por ambientes úmidos e apresentam hábitos diurnos e noturnos, sendo ativas à noite e escondendo-se durante o dia, evitando contato direto com a luz. Assim, ao acender-se a luz de um aposento, as traças procuram se esconder em frestas ou atrás de móveis e quadros. São muito ágeis e escondem-se rapidamente em frestas de móveis, armários, rodapés e caixas, sendo este último, o principal veículo de dispersão do inseto, levada junto a livros e utensílios domésticos em casos de mudança. Algumas traças adaptaram-se muito bem ao ambiente urbano, como a espécie Lepisma saccharina L. São onívoras, alimentando-se do amido de papéis velhos, capas de livros (papelão), papel de parede, cola de livros, roupas, lençóis e sedas, além de farináceos em geral. Em museus, bibliotecas, tecelagens, supermercados, hotéis e em muitos outros estabelecimentos comerciais, as traças devem ser monitoradas com rigor, para evitar infestações severas e danos significativos.

Principais espécies

Traças dos Livros (Ordem: Thysanura): O nome da ordem significa: “thysanus” (do grego: fio) e “oura” (do grego: cauda) e refere-se à posse de três filamentos caudais, sendo um par de cercos longos e um apêndice mediano, também longo. Os tisanuros não são importantes do ponto de vista econômico e da saúde. São ápteros (não apresentam asas); pequenos (o maior tem cerca de 5 centímetros de comprimento); de corpo muito delicado, estreito e geralmente achatado dorso-ventralmente; sem revestimento ou com escamas. Apresentam cabeça prognata ou hipognata, olhos compostos reduzidos ou ausentes, antenas filiformes, aparelho bucal mastigador e abdômen de 11 segmentos. Os tisanuros são insetos ametábolos, isto é, não passam por metamorfose, as fases jovens são semelhantes à fase adulta, diferenciando-se apenas no tamanho e na maturidade sexual. Dependendo da espécie, clima, fonte alimentar, entre muitos outros fatores, dos ovos podem eclodir, em aproximadamente entre 10 a 60 dias, formas jovens que passam por mudas consecutivas, demorando em média de 2 a 3 meses até chegarem à fase adulta, quando o crescimento cessa. As traças adultas podem viver por mais de quatro anos.

traça dos livros lembra o aspecto de um peixe prateado, denominado na língua inglesa como “silverfish”. A maioria das espécies encontradas em áreas urbanas (residências, comércio, etc.) tem coloração cinza prateada.

Traças das Roupas (Ordem: Lepidoptera): As traças das roupas são pequenas mariposas pertencentes à família Tineidae, da ordem Lepidoptera, sendo o gênero Tineola o de maior importância econômica em áreas urbanas.

Essas traças apresentam asas estreitas e acuminadas, voam pouco e não são atraídas pela luz, sendo encontradas em locais escuros, tais como armários e gavetas. Seu desenvolvimento é influenciado pela umidade, sendo o ambiente ideal aquele com umidade relativa próxima a 75%, aquecido e escuro. Sua coloração é clara, medindo aproximadamente 1,5 cm de comprimento. Apresentam tufos de cerdas de coloração avermelhada na cabeça e antenas mais escuras do que o restante do corpo.

O desenvolvimento é holometabólico, ou seja, apresentam metamorfose completa (compreende as fases de ovo, larva, pupa e adulto). A reprodução é sexuada e as fêmeas depositam uma média de 40 a 50 ovos em um período de 2 a 3 semanas, morrendo logo após a postura. Os ovos, que possuem uma secreção adesiva, ficam aderidos às fibras dos tecidos das roupas. As larvas sofrem de 5 a 45 mudas, dependendo da temperatura ambiente e do tipo de alimento disponível. Possuem o corpo esbranquiçado com a cabeça escurecida e, no caso da espécie Tineola uterella (a espécie mais comum), tece um casulo com a aparência de um estojo chato em forma de losango, aberto em ambas as extremidades, que se desloca pelas paredes das residências e, enquanto se alimentam, podem ficar parcialmente cobertas por ele.

Nas residências, encontram-se dentro de armários, guarda-roupas, presas às paredes, junto a papéis e próximas ou dentro de rodapés, portanto, a alimentação consiste de lã, pena, pêlo, cabelo, couro, poeira, papel e ocasionalmente de algodão, linho, seda e fibras sintéticas. Sua preferência alimentar são roupas usadas sujas de bebidas, alimentos, suor, além daquelas guardadas por muito tempo. Quando as larvas estão prontas para pupar, elas migram à procura de frestas.

Prevenção é a Solução!

A JSV Serviços Profissionais Controle de pragas urbanas
possui equipamentos de ponta e equipe qualificada para solucionar o seu problema.
ENTRE EM CONTATO E SOLICITE HOJE UM ORÇAMENTO GRATUITO.